Home > Teatro > Avenida Q

Avenida Q

Artigo: Avenida Q traz temas do cotidiano com muito bom humor para o Teatro Municipal de Friburgo.

Estreou em 2010 - Avenida Q traz temas do cotidiano com muito bom humor para o Teatro Municipal de Friburgo.

O espetáculo "Avenida Q" mostrará a platéia temas que ela bem conhece, só que de uma forma diferente. A descoberta do sexo e do amor, a homossexualidade, o desemprego, a navegação na Internet, entre outros assuntos, ajudarão a compor uma galeria de personagens que travam árdua luta pela sobrevivência, mas sem nunca perder o bom humor.

A comédia musical conta a história de Princeton, um jovem recém formado, de olhos vivos e brilhantes, que tem pouco dinheiro e muitos sonhos a serem realizados. Ele acaba indo morar na Avenida Q porque é onde consegue pagar o aluguel e encontra vizinhos receptivos.

Princeton tem uma grande dúvida quanto ao rumo que sua vida deve tomar depois que ele descobre as dificuldades da vida. Na Avenida Q também moram o casal de noivos Brian e Eva (ele desempregado e com sonho de ser comediante e ela uma psicóloga que não têm pacientes), Nick e Rod (companheiros de quarto, sendo que Rod guarda um grande segredo pessoal), Trekkie (um monstro viciado em internet), Katie (uma linda professora-assistente do jardim de infância) e o zelador Gary (Gary Colleman, um menino que fez sucesso na TV).

Com direção original de Charles Moeller e Cláudio Botelho, e direção de Christiana Trevisan, o musical, que tem a mistura entre bonecos e atores interagindo o tempo inteiro dentro do mesmo contexto, não é indicado para crianças menores de 14 anos, mas recomendado para adolescentes e adultos, pois trata-se da vida real e ajuda a todos que estão tentando encontrar-se com seu caminho.

No elenco estão: Marilice Cosenza, Roberto Donadelli, Jonathas Joba, Leandro Lacava, Carla Masumoto, Adriano Disidney, Andreza Medeiros, Rafael Pucca, Marcos Lanza, Talitha Pereira e Andrei Presser. Letras e músicas são de Robert Lopez e Jeff Marx; e o texto de Jeff Whitty. Avenida Q é baseado na ideia original de Robert Lopez e Jeff Marx e a versão brasileira é de Claudio Botelho. A direção musical é de Adriano DiSidney; e a coordenação de manipulação de bonecos de João Bresser.

O Teatro Municipal, localizado na Praça do Suspiro, tem capacidade para 580 pessoas sentadas. O ingresso custa R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2523-4658.

Fonte: Exitorio.com.br

Citações

Os dez atores nunca tinham trabalhado com bonecos e fizeram um mês de laboratório com João Bresser, um dos manipuladores de Cocoricó. "Os bonecos têm olhos muito expressivos, de qualquer lugar da plateia, o público se sente observado", diz o ator. Mesmo assim, eles têm o rosto parado, o que limita suas expressões, mas é compensado pela atuação.

Avenida Q: Vila Sésamo para adultos - Publicado em 07/05/2010

Quem assiste à peça percebe a peculiaridade dos personagens interpretados por bonecos e, segundo o elenco, essa foi uma das partes mais difíceis na preparação. "Ficamos seis semanas ensaiando de seis a sete horas por dia, seis vezes por semana. Além da preparação do texto, vocal e de palco, tivemos aula de manipulação de bonecos com o João Bresser, que é fantástico. Para mim, que faço dois personagens, foi um grande desafio porque tenho que sair do palco cantando com uma voz para chegar do outro lado, pegar outro boneco e mudar totalmente a voz. No início, foi difícil, mas depois peguei o jeito", frisou Roberto Donadelli, que interpreta Princeton e Rod, acrescentando que os ensaios são extremamente exaustivos e por isso eles possuem acompanhamento de uma fisioterapeuta, já que o trabalho de manipulação é muito intenso.

Depois de turnê pelo Brasil, 'Avenida Q' volta aos palcos cariocas - Publicado em 23/05/2010

O musical foi inicialmente encenado na Broadway e adaptado para os palcos brasileiros. Conquistou o Prêmio Contigo 2009 e está chegando também às cidades do interior, o que por si só já é uma boa notícia. Avenida Q é uma bem armada e divertida paródia do cotidiano e dos costumes americanos, mas a versão brasileira conseguiu amenizar este problema, ao menos em parte. Até porque toda a encenação é exemplar: o cenário, a iluminação, os figurinos, a música, tudo. Sem falar na direção de Christina Trevisan, na direção musical de Adriano DiSidney, do elenco, composto por 11 atores de alta categoria, e a manipulação dos bonecos, a cargo de João Bresser, muito bem executada.

Avenida Q chega ao Teatro Municipal de Nova Friburgo - Publicado em 16/12/2010

Ficha técnica

Roberto Donadelli (Princeton / Rod)
Jonathas Joba (Brian)
Marilice Cosenza (Kate Monstra / Lucy de Vassa)
Leandro Lacava (Nicky / Trekkie Monstro)
Carla Masumoto (Japaneusa)
Adriano DiSidney (Gary Coleman)
Andreza Medeiros (Ursinha do Mal)
Rafael Pucca (Ursinho do Mal / Recém-Chegado – Princeton e Rod – Stand-in)
Talitha Pereira (Dona Coisa Ruim – Japaneusa/Ursinha do Mal – Stand-in)
Marcos Lanza (Nick/Trekkie Monstro/Ursinho do Mal/Brian e Dona Coisa Ruim – Stand-in)

Letras e Musicas
Robert Lopez e Jeff Marx

Texto
Jeff Whitty

Baseado na idéia Original de
Robert Lopez e Jeff Marx

Bonecos Concebidos e Desenhados por
Rick Lyon

Cenário
Rogério Falcão

Figurinos
Mareu Nitschke

Iluminação
Paulo César Medeiros

Designer de Som
Marcelo Claret

Orquestrações
Stephen Oremus

Direção Musical
Adriano DiSidney

Coordenação de Manipulação de Bonecos
João Bresser

Vídeos
Renato Jabuka

Produtores Associados
Bottega D'Arte – Dalva de Abrantes, Marcos Mendonça e Marcos Amazonas

Produção – RJ
Valdir Archanjo

Versão Brasileira
Claudio Botelho

Direção Original
Charles Möeller

Direção Geral
Christina Trevisan

Trecho do musical

Mais fotos

Fotos: Erik Almeida